NOVO CÃO EM CASA - ADAPTAÇÃO COM FAMÍLIA E EMPREGADOS

>> 23 setembro 2011

Um tema que não havia abordado ainda, mas o último caso que estou acompanhando me lembrou da importância da adaptação na nova casa quando se adota um cão adulto ou mesmo filhote.


A grande maioria dos cães adotados são facilmente adaptados na casa nova, aceitam bem os novos donos, sabem reconhecer todo carinho e cuidado de sua nova família.

Mas vale salientar que mesmo se apegando fácil à família é preciso fazer todo procedimento de apresentação também com os empregados e frequentadores da casa.

Um cão tem sempre um sentido de guarda e proteção mais ou menos aguçado, tem suas experiências na rua e alguns se tornam um pouco seletivo em relação às pessoas. Este aspécto as vezes é desenvolvido por sua necessidade de sobrevivência nas ruas.

A cachorrinha Lila é um destes casos, super amorosa com seus novos tutores (mãe,pai e filhos), mas em pouco tempo em sua nova casa já demonstrou alguns sinais de proteção da casa e da família e até mesmo auto proteção em relação a alguns frequentadores da casa. 



A empregada é um dos alvos deste desafeto, mesmo indo diariamente a casa não desenvolveu vínculo com a cachorra que passou a vê-la como estranha.

Resumidamente vale ressaltar que os novos tutores ao adotarem um cãozinho devem além de dar amor e carinho também tem que demonstrar limites e segurança ao cão, para que ele não se sinta desprotegido e queria proteger a família ou se proteger desnecessariamente.

Ao frequentadores da casa, como noras, empregadas, primos,etc, estes devem estabelecer um vínculo de afetividade, e principalmente tomar cuidado com uma possível diferenciação no tratamento entre um cão que já estava na casa e o que acaba de chegar, os cães não falam mas percebem toda movimentação da casa e demonstração de amor ou indiferença, e alguns podem interpretar isto de forma negativa.

De qualquer forma dou os parabéns a nova família da Lila, que mesmo com os contratempos estão empenhados em resolver o problema e ter uma vida harmoniosa com a Lila, coisa que muitos outros por muito menos devolvem o animal sem nem tentar ajuda ou orientação.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blender DMP  

Voltar para Cima